Artigos
A Wenz Cursos fornece artigos técnicos gratuitos sobre diversas tecnologias do mercado. Acesse aqui e bons estudos para todos!
Microsoft Hyper-V
Nesse artigo vamos mostrar como converter máquinas físicas e já migrá-las para o Microsoft Hyper-V. Muitas vezes precisamos recuperar máquinas físicas, pois possuem algum software de terceiro ou mais antigo sem suporte ou até mesmo para diminuirmos o número de equipamentos físicos dentro da organização.
Antes de iniciarmos o procedimento, devemos efetuar algumas precauções para evitar erros na conversão e correções de inicialização no VHD. Primeiro passo muito importante é certificar-se que na máquina quer será convertida, esteja utilizando a versão 3.0 do Powershell. Geralmente se estiver convertendo máquinas físicas com o Windows Server 2008, poderá encontrar versão mais antiga do Powershell instalada. Em nosso artigo, escolhemos uma máquina na versão Windows Server 2008 R2, para demonstrar como atualizar.
Para verificar a versão atual do PowerShell, execute o seguinte comando:
$PSVersionTable
Confira o comando digitado na imagem abaixo:
Segundo passo será instalar o Virtual Machine Converter e instala-lo. Segue link abaixo para download:
https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=42497
Abrindo o Microsoft Machine Converter, clique em "Next" para iniciarmos o processo de conversão.
Selecione a opção "Physical Machine Conversion":
Clique em "Scan System" para verificar as configurações atuais da máquina física, sendo:
Selecione os discos e o tipo de VHD que gostaria para a conversão:
Insira no nome do computador físico que será realizada a conversão, número de processadores e quantidade de memória que irão ser carregadas na nova máquina virtual.
Insira o IP do seu Hyper-V, onde será criada a máquina virtual. Muito importante autenticar com uma conta com permissões administrativas para evitar problemas de acesso negado no momento da conversão.
Insira o caminho UNC, onde a máquina será armazenada, após a conversão para o VHD. Revise as permissões dessa pasta, pois o usuários que foi autenticado nas janelas anteriores, deverá ter acesso Full a esse caminho.
Se desejar, poderá conectar a sua virtual swicth. Aconselhamos a atribuir a rede após a conversão, pois como a máquina física estará na rede, isso sempre causa conflitos. Portanto, primeiramente faça a conversão e depois disso configure a parte de rede para a máquina virtual.
Confira as configurações e clique em "Finish" para iniciar o processo de conversão:
O trabalho abaixo foi efetuado em uma máquina física de "70GB" e os resultados foram:
Pronto! Sua máquina está pronta e virtualizada.
Esperamos que essa dica ajude todos os administradores que desejam converter máquinas físicas para máquinas virtuais. Seguindo esse tutorial os erros não ocorreram e poderá fazer diversas máquinas virtuais em seu ambiente.